[curiosidade] O que são os dados Exif?

11:52:00


O termo Exif vem de "Exchangeable image file format" e são dados que acompanham arquivos de imagem e vídeo, contendo diversas informações. Já mostrei os dados Exif de uma foto no post da semana passada, que explico como encontrar a localização das fotos.

Mas os dados vão muito além, como é possível notar pela quantidade de detalhes que acompanham. Veja a captura de tela abaixo:


Os dados Exif mostram não apenas onde (caso o GPS esteja ativo) e quando uma foto foi tirada, mas também em quais condições: qual a velocidade do obturador e abertura do diafragma; que tipo de câmera e lente foi usada; se o flash disparou e qual o valor do ISO...

Mas para que eu quero tanta informação? 

1. Organização
Se você é capaz de saber onde as fotos foram tiradas, pode organizar por cidade ou estado. Pode também ordená-las por data. Um programa como o Lightroom te permite uma organização avançada das suas imagens, através de tags e coleções.

2. Experimentação
Já pensou se você fez 10 fotos de um mesmo objeto e gostou de uma, mas não sabe como repetir aquele resultado? 

Com os dados Exif, é possível extrair toda a informação que você precisa. Sua foto preferida daquele conjunto foi feita utilizando parâmetros específicos, em um horário determinado, com ou sem flash. Caso o flash forneça informações, também é possível saber quais as configurações dele e você pode repetir o mesmo efeito em outras fotos que irão compor o mesmo conjunto.

3. Aprendizado
Em sites como Flickr e 500px, você poderá observar os dados Exif das fotos que gostou e saber em quais condições elas foram tiradas. Assim, pode utilizar essas informações para tentar repetir o efeito nas suas próprias fotografias.


Aqui, temos uma foto realizada com um celular, em uma tarde clara de dezembro de 2015, nas imediações de Tambaú. Abaixo, vemos que foi utilizada uma velocidade muito rápida para o obturador e um ISO para baixa sensibilidade, por conta das condições de luz.

Quais câmeras mostram o Exif?

Todas as câmeras digitais. As fotos deste post foram realizadas com celular e não houve controle manual das definições de obturador, ISO e diafragma, porque o aparelho não permitia. Mesmo assim, pude acessar todas as informações de cada uma das fotos.

Nesta foto há mais detalhes das configurações utilizadas, além da localização.

Para realizar esta silhueta de João Pessoa, a partir do Bairro dos Estados, foi necessária uma velocidade mais lenta e um ISO mais sensível. Uma velocidade rápida, como das outras fotos, ou um ISO muito baixo teriam rendido uma foto subexposta (ou mesmo foto nenhuma).

Esta é a foto que abre este post. Mesmo sendo um dia nublado, João Pessoa recebe muito sol, por conta de sua localização. A foto foi realizada com uma velocidade muito rápida e ISO de baixa sensibilidade.
Veja outras fotos com celular neste álbum do Flickr, que exibe os dados Exif de forma resumida e expandida: https://flic.kr/s/aHskAz7k8q

Niterói

No 500px, há fotos que fiz com diversas câmeras diferentes, em diferentes condições. Veja no meu perfil: https://500px.com/fernandaeggers

Rock with me by Fernanda Eggers on 500px.com
Esta foto foi feita em condições de baixa luz, mas como eu estava utilizando um flash, pude usar um ISO relativamente baixo. Clique para acessá-la no 500px e ver alguns de seus dados. Este ensaio de Isabela já foi publicado aqui.









You Might Also Like

0 comentários

Curta no Facebook

500px