Megapixel - Quantidade é documento?

14:25:00

Leia também: O que é megapixel?

Pixels Close-up. Fonte: Wikimedia
 Um dos motivos pelos quais se buscar um celular cujaa câmera tenha mais megapixels em seu sensor é que, normalmente, as imagens capturadas com eles não são muito nítidas. O número elevado de megapixels, então, aumenta a sensação de nitidez.

Mesmo assim, capturar imagens com uma quantidade imensa de megapixels não adianta muito se tudo o que a lente puder entregar para o sensor é uma imagem borrada. O sensor não consegue fazer mágica com aquilo que recebe.

Outra coisa que se percebe, principalmente em fotos com celular, é a quantidade de ruído nas imagens. Um dos causadores de ruído é a imprecisão na medida de cada pixel ao formar a imagem, o que gera alguns "grãos" na foto. Tem câmera (e celular) que possui função de redução de ruído. No entanto, ela pode acabar exterminando também alguns detalhes finos da fotografia, porque o computador não sabe diferenciar.

O que acontece se você mantiver o tamanho do sensor e dobrar a quantidade de megapixels?

Acontece que a quantidade de luz que cada megapixel vai ler cai pela metade, o que resulta em mais ruído. Quantidade não é documento se o tamanho do sensor for mantido.

Quantidade pode não ser documento, mas tamanho é.

Cada megapixel tem um número determinado de pixels. No entanto, o pixel muda de tamanho dependendo de onde é visualizado. Existe até a Pixel Size Calculator, que diz o tamanho do pixel em uma tela a sua escolha. A que utilizo usualmente, por exemplo, tem uma resolução de 1920x1080 e diagonal de 17". O tamanho do pixel dela é de 0.196 mm. Já um celular Moto G, que possui resolução de 1280x720 e diagonal de 4.5", possui um pixel de 0.077 mm. Ou seja: uma foto com as configurações mínimas para ficar nítida no celular pode ficar pixelada no monitor. Numa telona de cinema, seria bem difícil identificar o que há na imagem.

O colunista do TechTudo B. Piropo diz o seguinte em relação ao tamanho do pixel:
"(...) considerando que o pixel é um minúsculo ponto circular em sua tela, certamente descobrirá que seu diâmetro não deverá ser menor que um quinto de milímetro (0,2 mm) e dificilmente será maior que um terço de milímetro (0,33mm).Porque estes são os valores que lhe permitem apreciar a imagem confortavelmente em um nível de detalhes aceitável nos monitores usuais dos computadores modernos (...)"
O texto dele é bem explicativo em relação a tamanho do pixel e tamanho da dela e sugiro a leitura.
Se você foi lá e voltou, entendeu que é possível que um sensor tenha megapixels cujos pixels são muito pequenos. Então, a câmera pode ter 41 Mp, mas se eles forem muito pequenos, a foto continuará com baixa qualidade ao ser transferida para telas maiores, cujos pixels também são maiores.

Fonte: DGPreview Conect / TechTudo

You Might Also Like

0 comentários

Curta no Facebook

500px