Entrevista para o Portal R7 - Parte 1

10:08:00

Como falei anteriormente, concedi recentemente uma entrevista para o Portal R7. Decidi postá-la aqui, por conter muitas informações interessantes.

Fortaleza de Sta. Cruz.
Foto realizada com smartphone.
© Fernanda Eggers
Vou dividir em partes para os posts não ficarem longos.
1- Como começou sua história com a fotografia?
Sempre me interessei por fotografia. Um dos presentes mais legais que ganhei, quando criança, foi uma câmera com flash. Não tive oportunidade de fazer cursos na adolescência e só fiz o primeiro curso de fotografia de verdade em 2011. De lá pra cá, nunca mais parei.

2- Qual é o smartphone que você usa para fotografar? Você pode destacar alguns recursos legais da câmera dele e por quê?
Meu smartphone é um Moto G. Não o comprei especificamente por causa da câmera, que é satisfatória, mas há celulares com câmeras melhores. Eu simplesmente precisava substituir o anterior.  Ainda assim, ele é muito simples para fotografar e os recursos de visualização possuem modos de edição de imagem bem completos. Não dá para fazer ajustes finos, retocar uma espinha no rosto, mas permite ajustes de iluminação, correção de cor, criação de filtros. Dá pra brincar muito na pós-produção! O momento do registro também tem algumas opções legais, como fazer fotos panorâmicas, ajustes de HDR e controle de foco e exposição.

3- Em que situações você fotografa com smartphone? O que você mais gosta de fotografar com ele? Por quê?

O difícil é pensar em situações que não fotografo com ele. Hoje, a qualidade das imagens produzidas é tão alta que uma foto pode ir direto do celular para a impressão, dependendo do aparelho. Além do uso básico no dia-a-dia, registro de amigos e viagens, acabo usando a câmera para situações de trabalho (como fotografar alguma reunião importante ou fazer um instantâneo de um ensaio fotográfico), criação de conteúdo para o blog de literatura com o qual colaboro e o site do lugar onde trabalho, e até mesmo lembretes. Fotografo um bocado livros que quero ler ou lugares que quero voltar. Com certeza o melhor uso é a diversão: vez por outra uso o celular para fazer fotografias abstratas, registrar o clima e clicar em lugares onde acho que chamaria muita atenção caso usasse uma câmera profissional (DSLR).

Repórter: Amanda Martins/Portal R7. Matéria: http://r7.com/Cvja

You Might Also Like

0 comentários

Curta no Facebook

500px