Tirar fotos pode prejudicar sua memória

18:05:00

Eis algo que eu não esperava. Um estudo conduzido pela Dra. Linda Henkel, da Fairfield University, mostra que nossa obsessão por tirar fotos de tudo ao invés de nos concentrarmos no evento faz com que a memória daquele momento seja prejudicada.

"As pessoas sacam suas câmeras sem pensar com uma grande frequência, ao ponto que chegam a perder o que está acontecendo bem ali", diz Henkel.

Turista fotografando o Palácio Topkapi em Istambul, Turquia.
Para realizar o estudo, a pesquisadora e sua equipe levaram um grupo de estudantes a um museu e, no dia seguinte, aplicaram um teste de memória. Aqueles que não fotografaram tiveram um resultado melhor e aqueles que clicaram tudo não conseguiam se lembrar dos objetos vistos no dia anterior.

No entanto, um segundo estudo foi feito pela mesma equipe e mostrou um resultado diferente: aqueles que fotografaram detalhes dos objetos tiveram uma boa memória não apenas do detalhe que capturaram, mas do objeto como um todo.

Aparentemente, pensar na imagem que se está produzindo tem um efeito positivo na memória.

Se quiser ler com mais detalhes, acesse a matéria do The Telegraph (em inglês). E que tal, a partir de agora, pensar mais nas fotos e clicar menos? Assim você terá fotos melhores e menos arquivos para olhar depois! E para eventos especiais, relaxe, se divirta e chame uma profissional para fazer a cobertura. ;)

You Might Also Like

0 comentários

Curta no Facebook

500px