Marcha das Vadias JP 2013

11:20:00

No último sábado (03) aconteceu a Marcha das Vadias em João Pessoa e eu estive lá. Você pode conferir fotos no álbum do Facebook.

MarchaVadias2013-2178


A Marcha das Vadias é um evento anual que acontece em diversas cidades do mundo e tem como objetivo a valorização da mulher e seus direitos. A edição deste ano contou com cerca de 500 pessoas e protestou contra o Estatuto do Nascituro e a favor da Legalização do Aborto. O trajeto começou no Parque Solon de Lucena e seguiu para a Praça Rio Branco.

MarchaVadias2013-2041
MarchaVadias2013-2153
     

História

Tudo começou em 03 de abril 2011, em Toronto, Canadá, com a primeira Slut Walk. A ideia é que se acabe com a cultura do estupro e a busca de explicações para o abuso na forma como as mulheres se vestem. Naquele ano, o policial Constable Michal Sanguinetti, em uma palestra sobre segurança em relação aos casos de estupro que haviam acontecido naquele ano, disse que as mulheres ficariam seguras se “não se vestissem como vadias”.

MarchaVadias2013-2098
Leia o que a manifestante Chris Guedes tem a dizer sobre a Marcha das Vadias: http://on.fb.me/1er8gxo
MarchaVadias2013-2067


Desde então, mulheres do mundo todo marcham para lembrar que a culpa do crime não é da vítima e que roupa nenhuma dá permissão para que uma mulher seja agredida ou estuprada. Além disso, a Marcha também busca diversos outros direitos, como, no caso desta edição pessoense, aborto legal e seguro, laicidade do Estado e fim do machismo e da homofobia.

Como foi a Marcha

A concentração começou às 9h em frente à estátua de Ariano Suassuna, na Lagoa. As pessoas foram chegando, se agrupando em torno do Batuque Margaridas e preparando cartazes, pintando o corpo e passando batom vermelho.
MarchaVadias2013-1974
MarchaVadias2013-1968
   
A manhã estava quente e ensolarada, favoreceu muito para quem estava à vontade de short e sutiã. Haviam crianças, gente de todas as idades, muitos homens que se valeram de frases e ícones do universo feminino para protestar contra o machismo também.

Nas ruas, muitas pessoas, principalmente mulheres, olhavam com satisfação, inclusive orgulho, e balançavam a cabeça afirmativamente. Havia também olhares tortos, incrédulos e narizes torcido. Foi uma satisfação notar que isso é minoria.

No entanto, muitas mulheres ainda morrem por conta da misoginia e diversos manifestantes lembraram isso. Então, por mais descontraída que a Marcha seja, ela deve lembrar que ainda há muito o que mudar.

MarchaVadias2013-2097
Conheça o caso da profª. Briggida: http://glo.bo/1cHSv7f
MarchaVadias2013-2108

MarchaVadias2013-2140

Saiba mais: Marcha das Vadias (wiki – pt) | Slut Walk (wiki – en) | site da Marcha das Vadias | Blog da Marcha das Vadias João Pessoa

You Might Also Like

0 comentários

Curta no Facebook

500px