Inspiração: Walker Evans

09:03:00

walker_evans_self-portrait_dp106541
Auto-retrato de Walker Evans.
O fotógrafo americano ficou famoso pelos seus retratos realizados durante a Grande Depressão, período em que trabalhou para a Farm Security Administration e Resettlement Administration, que eram agências federais criadas para documentar e realocar famílias em dificuldades durante a Depressão.

Evans era escritor e leitor ávido, tanto que, mais tarde em sua carreira trabalhou como escritor na revista Times e editor na Fortune. Também deu aulas de fotografia na universidade de Yale.

Seu trabalho como retratista não se restringiu à fotos das famílias rurais no período da Grande Depressão. Também foi fotógrafo de arquitetura e possui uma série de fotografias de igrejas rurais. Em Nova York, ele começou a tirar fotos espontâneas de pessoas no metrô, pois queria mostrá-las “sem véus”. Acreditada que "no metrô os rostos se acham expostos e indefesos". Essas fotos foram feitas de forma escondida não apenas para que os fotografados não o vissem: naquela época era proibido fotografar no metrô sem autorização prévia. O ensaio deu origem ao livro Many Are Called, de 1966.

Seus trabalhos hoje fazem parte de acervos permanentes de museus como Metropolitan Museum of Art e George Eastman House. Devemos isso à admiração que o fotógrafo-escritor tinha por James Joice. A admiração era tanta que o impedia de escrever: “Ele [Joice] era meu deus. Isso, também, me impediu de continuar escrevendo. Eu queria escrever daquele jeito ou não escrever mais.”

Veja algumas fotografias de Walker Evans:

487px-Frame_house_Charleston_Walker_Evans
Frame House.
748px-Downtown_Greensboro_Alabama_in_the_1930s
County seat at Hale County.
Drish_House_by_Walker_Evans_02
Drish House.
Prayer_meeting_house._Hale_County,_Alabama._Frank_Tengle's_farm
Prayer Meeting House.
Roadside_stand_near_Birmingham,_Alabama
Roadside stand near Birmingham, Alabama
Allie_Mae_Burroughs_print
Allie Mae Burroughs, wife of cotton sharecropper. Hale County, Alabama.
Lucille_Burroughs,_daughter_of_a_cotton_sharecropper._Hale_County,_Alabama
Lucille Burroughs, daughter of a cotton sharecropper. Hale County, Alabama
 Saiba mais: Wikipedia (en) | Anthony Luke (aproveite para ver as fotografias com Polaroid de Evans) | Biography.com | MoMA

You Might Also Like

0 comentários

Curta no Facebook

500px