Inspiração: Ansel Adams

10:56:00

Ansel Adams and camera, retrato por J. Malcolm Greany
Ansel Adams é famoso principalmente por suas fotografias de paisagem feitas em preto-e-branco. Juntamente com Fred Archer, ele desenvolveu o Sistema de Zonas para determinar a exposição ideal de um filme fotográfico e seu processamento, algo que se tornou importante para todo tipo de fotografia, inclusive a digital.

Filho único, Adams viajava frequentemente para o Parque Nacional de Yosemite com os pais e, na viagem de 1916, registra o parque pela primeira vez, com a câmera que ganhara de presente, uma Kodak Nº 1 Box Brownie. O fotógrafo voltou ao parque anualmente até o fim de sua vida, em 1984.

Em 1932 fundou o Grupo f/64, juntamente com Edward Weston, Willard Van Dyke e Imogen Cunningham, que defendia uma imagem nítida, com máxima profundidade de campo e impressão em papel fotográfico com pouco brilho.

Curiosidade: Ansel Adams era um musicista talentoso, aprendeu a tocar piano sozinho aos 12 anos e vivia disso, até que arranjou um mecenas rico, Albert Bender, que permitiu que ele vivesse da fotografia e possibilitou que Adams explorasse e desenvolvesse técnicas utilizadas até hoje não apenas na fotografia de paisagem.


Veja algumas fotos de Ansel Adams:
Taos Pueblo, no Novo México.

Monolith, the Face of Half Dome, Parque Nacional de Yosemite. Esta foi a foto que chamou a atenção do público para o talento de Adams.

 The Tetons and the Snake River, Wyoming.
"Não importa quão sofisticado você seja, uma grande montanha de granito não pode ser ignorada - ela fala em silêncio ao âmago do seu ser." - Ansel Adams (wikiquote)
Mais informações: Galeria Ansel Adams | Wikipedia (en)

You Might Also Like

0 comentários

Curta no Facebook

500px