Conheça meu trabalho e veja algumas dicas de fotografia.

Sempre tenho a curiosidade de saber o porquê do nome das coisas. Tanto que meu primeiro texto sobre Bokeh foi justamente explicando do que ...

De onde veio o nome Instagram

Sempre tenho a curiosidade de saber o porquê do nome das coisas. Tanto que meu primeiro texto sobre Bokeh foi justamente explicando do que se trata e o nome. Saber o motivo do nome Instagram (ou de outros serviços) revela também o que os fundadores tinham em mente ao criar o aplicativo.
Fonte

Existe mais de uma coisa que poderia ter nomeado o aplicativo/serviço.

O Instagram usa o padrão Kodak Instamatic e o da Polaroid, reformatados para o formato quadrado, e flerta muito com a Lomografia. O "insta" do nome poderia vir daí, dessa apropriação do padrão da Kodak. Mas, mesmo com muito esforço, o "gram" e a Lomografia não encaixavam.

Com um pouco mais de pesquisa achei outras pessoas querendo saber de onde vem o "gram" e a resposta: é um sufixo grego que significa "escrito" ou "gravado". Em português, seria o "grama" no final de telegrama.

Insta também passa a ideia de instante ou instantâneo, seja em português ou inglês. E foi justamente essa a linha de pensamento, de acordo com Mike Krieger, co-fundador do serviço. O nome une as palavras "instant" (instante) e "telegram" (telegrama).

E você, já criou a sua conta?

Fontes: Estadão | Quora | P(r)onto

4 comentários: