Como começou o Instagram

09:31:00

O programa não nasceu como um serviço apenas para compartilhamento de fotos. Inicialmente, Mike Krieger e Kevin Systrom tinham em mente o  Burbn, que foi considerado complicado, porque agregava muita coisa em um canto só. Era um aplicativo para fazer fotos, check-is e planos para o fim de semana.

Em outubro de 2010 o Burbn se torna o Instagram (e eu falei da origem do nome aqui), focado, inicialmente, apenas em fotografia. Era possível compartilhar as fotos do Instagram com o Facebook e o Twitter. Com as funcionalidades de gostar e comentar as fotos, surgiu a nova rede social, disponível apenas para dispositivos iOS.

instkevin
Primeira foto do Instagram, postada pelo co-fundador Kevin Systrom.
Ao longo do ano de 2011, foram realizadas várias mudanças, como inclusão de novos filtros e melhoria da qualidade da imagem. Também passaram a utilizar as hashtags, incluíram a funcionalidade do tilt-shift, bordas e rotação das imagens com um clique.

Em algum momento entre 2011 e 2012 (acredito que em 2011, porque foi antes do serviço ser disponibilizado para Android) o Instagram passou a conversar também com o Foursquare e o Tumblr. Agora a ideia do Burbn de fazer check-ins a partir do app foi concretizada, e ficou muito mais fácil que as pessoas adicionassem fotos ao 4sq.

Em 3 de abril de 2012, o Instagram chega ao Android! Foi baixado mais de um milhão de vezes em um único dia, tornando-se o quinto aplicativo a atingir a marca do milhão no Google Play. Um ano depois, ele foi baixado quase 4 milhões de vezes. Na semana seguinte ao lançamento para o Android, foi anunciada a venda do app para o Facebook por aproximadamente um bilhão de dólares. Os 13 funcionários da empresa mantiveram seus empregos e o serviço manteve sua administração independente.

2012-04-03
Imagem que o Instagram usa para divulgar o lançamento para Android.

Por enquanto, não há planos oficiais de Instagram para Windows Phone ou todas as versões do BlackBerry, mas não deixemos de sonhar. Afinal, há apelos da Nokia para que seja desenvolvida a versão do app para seus smartphones e a empresa está trabalhando para melhorar cada vez mais a parte de fotografia.

Atualmente, além de fotografias o Instagram permite que os usuários criem vídeos e marquem os amigos nas fotos.

O Visua.ly tem um infográfico bem legal sobre a história do Instagram:

Brief History of Instagram

Brief History of Instagram infographic






Fontes: Visua.ly | Wikipedia (en) | G1 | Agência RS | Instagram Press

You Might Also Like

0 comentários

Curta no Facebook

500px