Conheça meu trabalho e veja algumas dicas de fotografia.

A técnica existe desde… bom, desde que existe fotografia, ainda que nem sempre tenha sido usada como recurso estético. No entanto, este term...

O que é Bokeh

A técnica existe desde… bom, desde que existe fotografia, ainda que nem sempre tenha sido usada como recurso estético. No entanto, este termo do japonês começou a ser utilizado recentemente, em 1996 e nada mais é do que blur ou desfoque. Claro, a técnica se refere a um desfoque específico.

O termo bokeh (fala-se bô-quê) não é exatamente em japonês. A palavra japonesa escreve-se boke (暈け) no alfabeto ocidental e significa “flocoso” de acordo com Mike Johnson, o cara que colocou o H no final para facilitar a pronúncia para falantes da língua inglesa. Outros termos em japonês podem ser boke-aji (ボケ味). Mas vamos falar menos de etimologia e mais de fotografia.

Eu disse que o bokeh era um desfoque específico, é aquele desfoque intenso em fotografias com baixa profundidade de campo. No entanto, é utilizado principalmente para as luzes desfocadas no fundo.

No próximo post desta série, eu vou explicar o funcionamento do bokeh.

josephina_with_bokeh
Josephina with Bokeh, foto de Carlos Luis

0 comentários: