Artes Visuais elegem representantes da Paraíba no Fórum Nacional deCultura

12:20:00




Na abertura do evento, a ministra destacou a aprovação do Sistema Nacional de Cultura - SNC, que vai criar bases sólidas para a implantação de políticas culturais no país.  (Crédito: LGVidal)
Na abertura do evento, a ministra destacou a aprovação do Sistema Nacional de Cultura - SNC, que vai criar bases sólidas para a implantação de políticas culturais no país. (Crédito: LGVidal)
De 13 a 15 de dezembro foram realizados em Brasília-DF os Fóruns Nacionais Setoriais com representantes das diversas manifestações culturais de todas as regiões do Brasil. O evento teve abertura da Ministra da Cultura Marta Suplicy e participação de João Roberto Peixe, secretário de Articulação Institucional do MinC e de Antonio Grassi, presidente da Funarte.

Os Fóruns têm como objetivo a renovação do Conselho Nacional de Política Cultural – CNPC que reúne um representante de cada Colegiado Setorial, entre eles: arte digital, arquitetura e urbanismo, design, artesanato, patrimônio material, patrimônio imaterial, culturas afro-brasileiras e arquivos, artes visuais, circo, culturas populares, culturas indígenas, dança, moda, música, teatro e livro, leitura e literatura.

Todas as regiões tiveram representes eleitos. E o Nordeste teve forte participação, com 14 delegados. Da Paraíba, Raquel Stanick e Sandra Vasconcelos representaram o setor de Artes Visuais e ambas foram eleitas membros do novo Colegiado Setorial de Artes Visuais – CSAV. Sandra, que já expôs um trabalho fotográfico autoral na Casa das Artes Visuais, foi eleita suplente de Pablo Pinheiro, do Rio Grande do Norte, representante da região Nordeste. Raquel foi eleita suplente no segmento Produção. Pablo também faz parte da equipe da CAV, onde já ministrou cursos de iluminação e flash.

Os titulares do Colegiado elegeram como membro das Artes Visuais do CNPC Davy Alexandrisky, do Rio de Janeiro e como suplente Miguel Chikaoka, do Pará. Toda o processo eleitoral foi acompanhado por Xico Chaves - Diretor do Centro de Artes Visuais da Funarte e também de Charles Narloch, atual representante das Artes Visuais do CNPC.

Aos 30 eleitos do Colegiados Setoriais (15 titulares e 15 suplentes) foram atribuídas uma série de funções, como discutir as políticas para cada setor, debater, analisar, acompanhar e fornecer subsídios ao plenário do Conselho para definição de políticas, diretrizes e estratégias dos respectivos setores culturais.

A relação dos eleitos sairá no Diário Oficial da União-DOU com mandato de 2 anos, a partir de 2013. “Dentro do Colegiado Setorial de Artes Visuais temos como objetivo propor a formulação de políticas públicas para o desenvolvimento e o fomento das atividades culturais em todo o território nacional, mas enfatizando as peculiariedades e necessidades da região Nordeste”, declarou Sandra Vasconcelos.

 O novo Colegiado de Artes Visuais é composto de 30 membros. São 15 titulares e 15 suplentes. Todas as regiões do Brasil estão representadas. Na foto, alguns dos membros eleitos que visitaram o Museu de Arte de Brasília (MAB) a convite do diretor Wagner Barja. (Crédito: LGVidal)
O novo Colegiado de Artes Visuais é composto de 30 membros. São 15 titulares e 15 suplentes. Todas as regiões do Brasil estão representadas. Na foto, alguns dos membros eleitos que visitaram o Museu de Arte de Brasília (MAB) a convite do diretor Wagner Barja. (Crédito: LGVidal)

Fonte: Redação com Ascom

You Might Also Like

0 comentários

Curta no Facebook

500px