Violadas 9 e fotos de minha autoria nos jornais

14:42:00

O recital de violão aconteceu ontem. Os 3 jornais deram a notícia e o evento foi capa do caderno de cultura d'A União. Fiquei bem feliz, até porque foi a minha foto que foi para o jornal. Não a melhor delas, na minha opinião, mas tanto A União quanto Jornal da Paraíba deram os créditos direitinho. Fiquei feliz pelo meu irmão que o Correio da Paraíba deu a notícia e decepcionada com o jornal, que não deu os créditos da foto.





Isso é a deixa para uma boa discussão sobre direitos autorais, que eu vou chamar alguém para falar aqui, porque eu não entendo o suficiente do assunto para escrever um post sozinha à respeito. No entanto já deixo registrado: é direito do fotógrafo e obrigação do veículo dizer de quem são as fotos. Vejo muitos jornais e revistas colocando apenas a palavra "divulgação" ao lado das fotos, como se fosse algo que apareceu espontaneamente para eles. Como se alguém não tivesse tido o trabalho de produzir aquilo. Isso é desvalorização do trabalho.

E por mais que eu tenha ficado satisfeita com os jornais que me deram o crédito, um deles (A União) não creditou a foto do outro violonista. Está lá a palavrinha "divulgação" na margem da foto. Aí eu me pergunto: o que é que custa ligar para o contato e perguntar de quem foi a foto? Eu sou jornalista também. Sei que dá bem menos trabalho fazer isso do que escrever a matéria inteira, catar fontes, fazer entrevistas... Se o trabalho do jornalista sai creditado bonitinho abaixo da manchete, cadê o mesmo respeito com os fotógrafos?



Indo para o outro assunto deste post, o Violadas 9 foi bem legal. Foi a estreia do Leonardo e a reestreia de Marcos Magalhães. O pessoal do PaVio sempre faz uns eventos legais reunindo violonistas. Isso contribui bastante para a difusão da arte por aqui.

Fiz algumas fotos do evento e em breve elas estarão por aqui e lá na página do FB também.

You Might Also Like

1 comentários

Curta no Facebook

500px