Fotos noturnas na Estação Ciência e como fazer estrelinhas de luz

07:05:00

Esses últimos dias foram lotaaados de atividades fotográficas. O que é ótimo!

Na quinta, o Igor Suassuna me convidou para acompanhá-lo no trabalho que recebeu da Futura Press, de fotografar o debate da TV Clube. Fui, trabalhamos até meia noite, conhecemos um pessoal ótimo por lá e eu só fui dormir às 2h da manhã.

No sábado teve outro debate, que o Igor não pôde ir, então eu fui lá no lugar dele. Mais tarde falo sobre esses trabalhos, mostro fotos e tudo o mais.

Ainda no sábado, tive também uma reunião com Taty, para montar o fotolivro de Fernandinha, e outra com Marília, para conversarmos sobre a sessão que ela ganhou no sorteio do Diva Genérica.

E as estrelinhas! Sexta tive aula de Fotografia na Prática, com o prof. Paulo Rossi. Fomos ao Estação Cabo Branco e tirei minhas dúvidas a respeito de como produzir "estrelinhas" nas fotos. E é basicamente o contrário de se fazer um bokeh.

Não sei se as tais estrelinhas possuem um nome bonito em japonês como a técnica dos pontos de luz desfocados. Mas o importante é que elas ficam muito bonitinhas. Para essas fotos, trabalhei com o diafragma bem fechado. Bem fechado meeeesmo.

Lista de ingredientes:


  • Tripé

  • Disparador remoto

  • Câmera fotográfica

  • ISO 100 ou 200

  • Diafragma 36

  • Velocidades looongas... Tem foto aí com 40 segundos de exposição.

Receita:

Monte a câmera no tripé e o disparador remoto na câmera. Prepare as configurações, vá para um lugar bem bonito e divirta-se! Aproveite para testar umas coisas diferentes também.

Imagens:


Ao fundo, Estação Ciência. Fotografando, minhas colegas Thalyta e Manu.


Estação Ciência e "estrelinhas"


Um retrato do prof. Paulo. Testando retratos com longa exposição.


Vultos caminhando pelo prédio.


Tentativa de fazer "estrelinhas" no caminho que leva à ladeira do prédio. Não achei muito legal. Essa foi a foto que levou uns 40 segundos de exposição para ser feita. Talvez se eu tivesse mudado o ângulo da foto, ficasse mais interessante. Coisa meio difícil, levando em consideração as regras de "não sente no chão" e "não pise na grama". Também estava bastante movimentado, foi difícil conseguir essa foto sem gente.


Estrelinhas no parque infantil da Estação Ciência. Essa é uma das minhas preferidas.

You Might Also Like

0 comentários

Curta no Facebook

500px