6 dicas para Fotografia de Retrato

03:50:00

O post de hoje é, na verdade, uma dica de outro post, do site Light Stalking. Lá, Tiffany Mueller dicas de como fotografar pessoas. São coisas simples. Deixo os detalhes para o texto original, em inglês, mas vou postar as dicas aqui.

1. Deixe a câmera de lado. Conheça a pessoa que você está fotografando. Converse com ela, saiba quais são os hobbies, o que ela gosta de fazer...

2. Seja preciso. Geralmente você não tem um modelo profissional posando e sim uma pessoa comum, que não está muito acostumada a esse tipo de foto. Então seja específico ao indicar o que quer dela.


Camila Matioli by DDW – Fotografia, fiquei encantada com essa foto.

3. A arte da distração. Tenha algo à mão para deixar o seu modelo mais confortável. Como um brinquedo, no caso de crianças. Ou faça poses diferentes, "malucas" e relaxantes, como pedir para a pessoa pular. Philippe Halsman, um grande fotógrafo da Magnum, pedia para as pessoas pularem para ele. Halsman fez fotos de gente como Marilyn Monroe, Salvador Dali e Grace Kelly pulando. O trabalho é muito legal, um dia falo dele aqui.

4. Direita ou esquerda? A não ser que o modelo esteja de costas para você, sua direita é a esquerda dele e vice-versa. O trabalho é tornar a vida dele mais fácil, né? Então use algum indicativo como "sua esquerda" ou simplesmente use as mãos e aponte dizendo "para este lado" ou "aquele lado".


Para atrair a atenção do bebê, use um brinquedo que chame a atenção ou posicione o pai/mãe ao seu lado ou atrás da câmera.

5. Confiança. É importante que a pessoa confie em você e saiba que está saindo bem na foto, então use as palavras para indicar isso e deixe-a ver as imagens no visor, de vez em quando.

6. Rir é o melhor remédio. Você passa o dia todo no 9Gag se deixarem que eu sei! Então repertório para interagir com o cliente você tem. Deixe-o à vontade, faça uma brincadeira, um comentário engraçado, provoque uma risada. Mas mantenha o tom profissional, afinal, por mais divertido que seja, você está ali a trabalho.

Era para ser 6 dicas, mas vale um bônus: se você está tendo um bom momento, seu cliente provavelmente também está. Então, para que ele fique tranquilo, relaxe você também.


Agora vão lá no texto original!

You Might Also Like

0 comentários

Curta no Facebook

500px